quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O PADRE MALABARISTA - LENDA

A Virgem Maria, recordando os tempos de Nazaréth, onde Ela viveu e vivenciou os melhores anos de seu filho. Desceu à Terra e com o Menino Jesus no seu santo colo.

Entraram em um mosteiro repleto de monges, sacerdotes de rara sabedoria. 

Eram pessoas que haviam dedicado suas existências à vida monástica. Ao saudarem a mãe de Jesus, cada um queria mostrar-lhe quanto era conhecedor da vida religiosa. Um falava das escrituras sagradas como se as soubessem de cor. Outro falava o nome e da vida de todos os santos. E assim iam se sucedendo, todos com grande bagagem de conhecimentos religiosos. 

Havia entre eles um padre velhinho, que era filho de um dono de circo da periferia, portanto não tinha podido estudar. Os outros não queriam que ele viesse saudar Nossa Senhora, para não os envergonhar. E por em cheque o alto grau de ensinamento daquele mosteiro. 

Quando já davam por encerrado, o velho padre pegou algumas laranjas e as jogou para o alto e começou a fazer malabarismo com as mesmas junto ao menino Deus, e sem dizer uma só palavra, pois tinha medo de dizer besteiras.

O Menino Jesus, que até então não havia dado bola para o falatório dos monges, levantou a santa cabecinha e começou a sorrir, para Ele fora a parte mais prazerosa do encontro. Aquele velho padre dera a Ele o que tinha de melhor, o que ele aprendera com seu pai para fazer as crianças rirem. 

Dê o que você tem de melhor, nem sempre os outros sabem o que é. Porém Deus sabe. 

Do livro: “Histórias nos Morrinhos” 
Amadeu Lucinda ©

Nenhum comentário: